top of page

Enologia, o que é e como fazer?

O vinho é popularmente conhecido por seus benefícios à saúde e ao coração. Porém, o conhecimento para comprar vinhos considerados de qualidade não é tão acessível.
Enólogos são especialistas em vinhos - degustadores natos, que sabem apreciar e diferenciar uvas, sabores, como servir, melhores rótulos e harmonizações.
Embora os enólogos estudem muito para se especializar na área de vinhos, a Vinhedos Club te ajuda a entender e saborear os melhores rótulos com dicas simples - que não te farão um enólogo - mas te farão degustar vinhos com muito mais propriedade, desenvolvendo seu próprio gosto, surpreendendo e harmonizando o seu dia a dia com vinhos de muita qualidade. 

 

É muito importante nunca julgar um vinho pelo rótulo: o preço, a embalagem, a garrafa não devem influenciar de maneira definitiva a sua compra. 

A rolha também costuma ser um fator considerado. Mas nem sempre os vinhos com rolhas são os melhores, há muitos rótulos de vinhos com tampas de rosca com sabor e qualidade altíssimos. O tipo de fechamento dos vinhos têm influência sobre a não oxidação do conteúdo, quanto melhor fechado, menos ar e, consequentemente, menos oxidação e menor a alteração do sabor do vinho. Para vinhos envelhecidos, a rolha permite uma entrada mínima de ar, possibilitando um envelhecimento gradual. Porém, para consumo imediato de vinhos mais jovens, esse não é um parâmetro de qualidade. Assim, seja por rolha ou por tampa de rosca, o que importa é quão bem fechada a garrafa de vinho está! 

E o que realmente importa, é o sabor do seu vinho e o seu paladar!
Na vinhedos Club, te ajudamos com a curadoria dos melhores vinhos, disponibilizando rótulos que sempre agradam. 

 

Dicas para aproveitar seu vinho com mais prazer
Os vinhos precisam ser armazenados de maneira eficaz, com a temperatura e a respiração ideais.
Você sabia que há uma temperatura ideal que auxilia a conservação dos vinhos? Garrafas de vinho tinto guardadas entre 13 e 17 graus e vinhos brancos guardados com a garrafa em posição de 12 a 14 graus são melhores conservados, Por isso, perto do fogão ou na estante de uma sala onde entra o sol não são boas opções, procure um local mais frio e sem grandes mudanças de temperatura.
Alguns vinhos também passam pela respiração, que é o processo em que ele faz contato com o oxigênio. Na medida certa, a respiração possibilita que os melhores sabores do vinho apareçam, por isso vinhos devem ser servidos em taças: a abertura da taça é capaz de possibilitar a respiração correta. Não é necessário deixar sua garrafa aberta. O contato do vinho, na taça, com o ar é o suficiente.
A taça de vinho, aliás, é um ponto de atenção. Você deve enchê-la na medida certa para que possa apreciar, girar, verificar a cor e oxigenar seu vinho na medida certa. COm a taça muito cheia, isso fica impossível. Um terço da taça cheia é o suficiente. Depois, basta enchê-la novamente, para que a temperatura também mantenha-se durante a sua experiência, taça a taça. A taça também deve ser segurada da maneira correta,
a haste longa não está ali à toa, você deve segurar a taça por ali, já que o calor da sua mão pode influenciar diretamente o vinho, quando você segura a taça pela parte mais bojuda.
Isso nos leva à temperatura do vinho, ela é decisiva na maneira como você sentirá os sabores. O vinho mais quente tem a presença do álcool mais notada, porém, se estiver gelado demais, talvez perca alguns sabores e notas. Fique atento com a temperatura ideal. 

A dica mais valiosa, porém, vem agora: nunca limite-se a um único sabor.
A gama de vinhos disponíveis no Brasil é imensa e você pode conhecer sabores que te surpreenderão!
Só porque você encontrou um bom vinho, não significa que ele seja o melhor.
A Vinhedos Club te ajuda a não se manter como um iniciante nos vinhos e descobrir novos sabores e novos prazeres com essa bebida tão saborosa.
Permita-se provar e deixe a Vinhedos Club te ajudar com os melhores e mais bem selecionados vinhos do Brasil e do mundo. 

Gabarito site.jpg
bottom of page